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24 de Abril de 2024

Trocando Ideias sobre a Advocacia

há 11 anos

Neste mês tive a oportunidade de ser paraninfo de uma turma de novos advogados na OAB/DF, ao refletir sobre o que falaria aos novos colegas fixei algumas ideias sobre a construção da carreira e resolvi também dividi-las neste breve artigo, que em suma reproduz a minha fala naquela oportunidade, não fidedignamente, mas em sua maior parte.

Antes de tratar das 10 ideias que fixei gostaria de me dirigir àqueles que buscam o ingresso nas carreiras públicas. Neste ponto faço um pedido, peço que não façam o concurso pelo concurso, ou seja, não busquem apenas a estabilidade e o salário, mas sim busquem exercer uma profissão, busquem sua vocação.

Lembre-se que ao ser empossado numa função pública, passará a ser servidor público, e como o próprio nome diz, deverá servir à sociedade que te paga e é muito difícil que você exerça dignamente seu mister se não gosta do que faz. Lembre-se ainda que ao ser empossado você passará a ter um poder inerente ao cargo, e este poder lhe é outorgado para melhor servir a sociedade e não para uso em benefício próprio, o que aliás seria abuso de autoridade. Portanto, lembre-se por fim que você passará muitos e muitos anos exercendo aquela função, portanto faça concurso apenas e exclusivamente para cargos que você seja vocacionado, que você fique feliz em exercer.

Aos que pretendem se dedicar à advocacia privada, tenho 10 conselhos e práticas que procuro aplicar na condução da minha carreira:

1)Paciência e perseverança. Não se constrói uma carreira de um dia para a noite, é necessário tempo e muita perseverança para não desviar o foco. Somente com tempo você se tornará mais conhecido, consolidará uma carteira de cliente e fixará o seu nome.

2) Especialize-se. Escolha uma área do direito e dedique-se a ela. O advogado precisa ter uma identidade para que as pessoas se lembrem de você e possam te indicar, inclusive outros colegas advogados que não atuam na sua área de especialização.

3) Planeje-se. É preciso ter metas pessoais, ter um plano a ser seguido. Você precisa saber aonde quer chegar o que fará no curto, médio e longo prazo para atingir a meta.

4) Foco no cliente. O seu cliente será o maior responsável pelo seu sucesso. A propaganda mais forte para um advogado é a indicação do seu cliente, portanto trate-o com muito respeito e dedicação, esteja sempre acessível, retorne as ligações, dê atenção para os seus pleitos. Se você der um bom atendimento, você pode até perder a causa, mas o seu cliente continuará lhe indicando, enquanto ao contrário você pode até ganhar a causa, mas seu cliente jamais te indicará.

5) Trabalhe sua imagem. É imprescindível que as pessoas saibam quem você é. No seu ciclo de amizade todos devem saber que você é advogado e atual na área X e você deve buscar atingir ciclos maiores, participando de seminários, eventos jurídicos, escrevendo, enfim se expondo.

6) Crie uma rede de relacionamento. É muito importante para o exercício da advocacia conhecer pessoas. Quanto mais pessoas sabem quem você é, maior é a possibilidade de você ser indicado.

7) Ouça mais do que fale. Saber ouvir é essencial em todos os aspectos da profissão. O seu cliente quer poder falar de suas angústias e quer sua atenção, não ouvi-lo é criar uma barreira talvez intransponível; o seu adversário tem o direito de expor seus argumentos e ouvir com atenção é a única forma de poder contrapor; e o juiz, geralmente falará muito pouco, mas se você for um bom ouvinte, quem sabe não descobre qual é a sua linha de pensamento.

8) Tenha ética e mantenha distância de pessoas que não a tem. O advogado deve ser ético e leal com o cliente, colegas e com o juiz, pois se você não o é, saiba que naturalmente as pessoas não mais confiarão no que fala, e um advogado sem credibilidade está fadado ao fracasso. Por isso tenha ética e mantenha distância de pessoas sem ética, pois em nada te acrescentarão, ao contrário, mais cedo ou mais tarde te prejudicarão, nem que seja na sua imagem perante a sociedade.

9) Cobre bem. É melhor ter 1 cliente que lhe pague 10, do que 10 clientes que te paguem 1. Na primeira hipótese você poderá se dedicar mais, trazer um melhor resultado e dar mais atenção ao seu cliente, que ficará mais feliz e não terá dúvidas em indica-lo. Não tenha medo de fixar o seu preço, como minha esposa costuma falar: enquanto você tiver medo de cobrar, seu cliente terá medo de te pagar.

10) Haja. Não adianta absolutamente nada se você for um gênio, mas suas ideias ficarem apenas na sua cabeça, portanto faça acontecer, mãos a obra.

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